Utilizando o Slack na B3 Consultoria

Home / Gestão / Utilizando o Slack na B3 Consultoria

Utilizando o Slack na B3 Consultoria

Por: Leonardo de Oliveira

Dando continuidade ao desafio de melhoria do processo da nossa fábrica de software da B3 Consultoria, identificamos que era necessário melhorarmos a comunicação do time então decidimos implementar o Slack e os resultados foram ótimos.

Na B3 a comunicação se dava pelos meios mais tradicionais. Para assuntos formais, a troca de emails era a opção escolhida. Para comunicação instantânea a ferramenta utilizada costumava ser o Skype. O maior problema nesse caso era quando precisava falar com alguém que não estivesse na sua lista de contatos, uma pessoa nova na empresa por exemplo. Então iniciava-se o processo de procurar a pessoa na rede, adicioná-la e então poder entrar em contato. E aquela comunicação que era para ser instantânea, acabava sendo um processo demorado.

O Slack é uma ferramenta que foi criada para ajudar empresas a melhorarem a comunicação interna, reduzindo a necessidade da troca de infinitos emails e diversas reuniões para tomar uma decisão. A ferramenta é utilizada por times de grandes empresas no mundo inteiro, aproximando as pessoas de todos os setores da empresa.

As vantagens do Slack são incontáveis, mas aqui vamos relatar um pouco do que ele nos proporcionou de melhoria. Podemos começar falando das integrações, no time de desenvolvimento de software utilizamos a ferramenta Pipefy para gerenciamento das tarefas, criamos uma integração para informar o time cada vez que um card (tarefa, issue e etc.) era criado no nosso backlog. Além disso, em alguns projetos utilizamos planilhas do Google para que o cliente possa acompanhar a lista de pendências, logo criamos uma integração para ser notificado quando uma nova linha na planilha fora inserida. Uma outra integração criada foi para o nosso servidor de builds, caso alguma build falhe o Slack identifica o autor e o notifica imediatamente.

Ainda falando sobre as vantagens, podemos citar os channels que o Slack nos possibilita criar para interações entre grupos. Funciona de uma forma muito semelhante aos grupos do Whatsapp. Utilizamos os channels para assuntos bem específicos. Por exemplo, para cada projeto temos um channel onde estão as pessoas envolvidas naquele projeto. Nesse channel, compartilhamos ideias e discutimos algumas regras se necessário. Os channels também nos permitem fazer upload de arquivos, utilizamos essa funcionalidade para criar um centralizador de documentos, adicionando no channel todo o documento referente aquele projeto. Não havendo mais a necessidade de ficar procurando documentos em outros lugares.

Os channels também podem ser utilizados para assuntos informais, como combinar um happy hour com a galera ou até enviar algum link que achou interessante e queira compartilhar com algumas pessoas. Além disso, há um channel padrão que estão todos os usuários do time B3 Consultoria, que pode ser utilizado para avisos gerais e comunicados da empresa.

Para a realização desse texto solicitei a ajuda da equipe para listarmos as vantagens e desvantagens da ferramenta. Porém, ninguém conseguiu citar as desvantagens do Slack na comunicação interna. Algumas pessoas ainda estão resistentes a utilização do Slack alegando que a ferramenta faz o mesmo serviço que o Skype e não seria necessário a migração. O costume da utilização Skype ainda é bastante frequente, mas aos poucos vamos conseguir realizar a migração completa e nos comunicarmos apenas utilizando o Slack.

Equipe B3 gestão e Tecnologia

Posts Recentes
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar